29 março 2014

antónio franco alexandre / escrevo do que sei…



2
escrevo do que sei eis o que ignoro
esqueço-me de ti que me não esqueces
existes no futuro como as casas
como os caules do vento permaneces

olho-te agora e já não estremeço
dias vadios de terra desfolhada
não tenho já motivos como dantes
nossas razões são rimas consoantes

deixa que pouse a pedra psicológica
azul por dentro como um vão veneno
bebo na fonte as mãos termino o quadro



antónio franco alexandre
poemas
assírio & alvim
1996



28 março 2014

konstandinos kavafis / ao pé da casa



Ontem, divagando por um bairro
mais distante, passei pela casa
onde eu às vezes ia, ao tempo de ser jovem.
De meu corpo o Amor se apoderou ali
com sua força incrível. Ontem,
quando passava pela velha rua,
lojas, calçada, pedras,
paredes e varandas e janelas,
tudo se transformou por magia do amor.
Nada restou que fosse pobre e vil.

E enquanto eu me ficava olhando a porta,
parado, a demorar-me ao pé da casa,
de todo o ser me fluíam, restitutos,
os sensuais prazeres que tinha em mim guardados.

[1918 ]

  

constantino cavafy
90 e mais poemas
trad jorge de sena
edições asa
2003




27 março 2014

federico garcia lorca / é verdade



Ai, quanto trabalho me dá
querer-te como eu quero!
Por teu amor me dói o ar,
o coração
e o chapéu.

Quem compraria de mim
este cinteiro que tenho
e esta tristeza de fio
branco, para fazer lenços?

Ai, quanto trabalho me dá
querer-te como eu quero!



federico garcia lorca



26 março 2014

daniel faria / se te puseres à escuta…



4
Se te puseres à escuta a magnólia pode ser uma árvore de fruto ─
A escuta enche-nos de sumo como um poço no meio dos pátios.
A magnólia enxerta-me nos pensamentos, é um profundo
Rumor na minha carne, a linha que me vai da mão
A outra mão. Ela não tem medo
De aproximar-se quando minha mãe me pega ao colo.
Ela levanta-me da terra
Como os tufões e os bandos dos pássaros.



daniel faria
poesia
do ciclo das intempéries
quasi
2003




25 março 2014

sophia de mello breyner andresen / instante



Deixai-me limpo
O ar dos quartos
E liso
O branco das paredes
Deixai-me com as coisas
Fundadas no silêncio


sophia de mello breyner andresen





24 março 2014

alberto caeiro / todos os dias



Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei de fazer das minhas sensações.
Não sei o que hei de ser comigo sozinho.
Quero que ela me diga qualquer cousa para eu acordar de novo.




alberto caeiro



23 março 2014

dinis moura / os naufrágios do amor exigem




Os naufrágios do amor exigem
medidas drásticas e extraordinárias.

Depois de dezenas de requerimentos,
o mesmo número de insistências,
muita perseverança e algumas rezas,
eis que finalmente surgiu uma vaga.
Foi ontem à tarde.
Durante um bom par de horas
estive à conversa com Santo António
– A ver se me arranja uma moçoila,
uma moçoila carinhosa, bonita, fiel.

A agenda a transbordar,
imensos pedidos, permanentes quefazeres.
– Por tais e quejandos motivos, vi-me forçado
a acrescentar mais três dias ao mês de Fevereiro:
até ao dia 31 não terei mãos a medir.
Ainda pensei que esse assunto das redes socais
contribuísse para aliviar-me a carga – mas qual quê?
A faina duplicou, triplicando-me destarte as preocupações.

Depois em gestos medidos,
numa expressividade parenética:
logo que sobeje tempo
prometo tratar disso.
Como estava a dizer-lhe,
há depois aqueles peixes mais ariscos.

Eu bem fui insistindo na rogatória,
falei na cor dos olhos, que os queria
castanhos, como os da minha mãe.
Gostaria dela com cabelo comprido,
pele branca, sorriso de flor de cerejeira,
pernas de Vénus de Botticelli,
mas o canonizado tagarela passou o resto
da tarde a discorrer caudalosamente sobre
peixes, anzóis e canas de pesca
– e eu a ver navios.

  

dinis moura



22 março 2014

diogo henrique cardoso / dedicatória



I

Quem caminha tem o dom de levar o caminho junto, e às
vezes nem percebe.

II

Perceber é colocar as evidências nas algibeiras da alma,
e lembrar-se é continuar nosso caminho, remexendo
nos bolsos as evidências entre os dedos como se fossem
punhados de grãos da realidade.

III

O presente é um livro de leitura diária. O passado é esse
mesmo livro já lido, cujas páginas começam a ficar descoloridas
e comidas pelas traças. Rememorar, neste sentido,
é voltar a uma história já conhecida e tentar relê-la apesar
das desbotadas marcas.

IV

Sonhar é acrescentar, inventar ou refazer páginas no livro
do presente. O sonho é uma mistura aleatória de muitas
páginas do livro da vida numa edição especial.

V

Poesia é, dentre muitas outras coisas, mas neste (con)texto
em particular, uma forma de caminhar, perceber, ser no
presente, lembrar e sonhar dentro do sonho que se quer ter.
Além disso, é uma forma de "abertura", por onde entram e
saem muitas coisas do corpo da gente.

VI

Aquilo a que chamam "matéria poética" são [sic] maneirismos
de perceber o mundo. Alguns colhem os grãos
da realidade como se fossem flores; outros os apanham
como pedregulhos. Há quem os coloque na alma com
calma; e tais que o depositam com desleixo...

VII

Aquilo que entendemos por "matéria DE poesia" é
tudo que encanta ao ponto que se canta.

VIII

Há "matérias DE poesia" que realizam impropriedades
na "matéria poética". Por impropriedades quero chamar
aqueles movimentos bruscos e solavancos que fazem
com que os maneirismos se inventem ou se renovem,
pois o que é novo e acaba de ser inventado tem de passar
por um primeiro momento em que parece impróprio,
até que, depois, pareça bem a propósito.

IX

Tudo o que tem a ver com poesia tem a ver com a vida
e com aquilo que eleva a vida por meio da Beleza, posto
que encanta. E os encantos podem morar nos mais
inóspitos meios. As Flores do Mal, de Baudelaire,
mostram a ambiguidade que reside nas matérias obscuras
da poesia.

X

A poesia é, ela própria, uma manifestação da vida e
é, também por isso, vital. A poesia e a escrita andam
juntas na atividade do poeta. Mas não pode no mundo
viver homem algum que não se encante com algo, isto
é, que não encontre uma "abertura" em si para a beleza.

***

Esses dez pequenos trechos não constituem meus dez
mandamentos, posto que não estipulo condutas por
eles. Ele não são, também, um tratado, posto que não
constituem definições, mas sim indefinições, já que são
só o que eu digo e não sirvam talvez para além disso
que sou eu. Por que os coloco, então, aqui? – Pois queria
falar.



diogo henrique cardoso
euOnça
ano_um_volume_um
editora medita
2013





21 março 2014

nuno travanca / o silêncio desta terra



o silêncio desta terra
é inútil e resiste
nas viagens do meu menino
na pupila brilhante e demorada
atenta à raiz de uma lenta origem
que aguarda pela mudança da estação
o silêncio desta terra
é um obscuro e rigoroso exercício
daquele que sonha ainda a profecia
surge à flor da pele por acreditar
a casa inabitada desse ficcionado futuro
enquanto decora a sala de estar
o silêncio desta terra
é feita de homens que de tanto se conhece
os primitivos instintos e alguns conflitos
que impenetráveis acendem o mundo
na arte do desencontro

o silêncio desta terra
coincide com um tempo desacordado
de esquinas dispostas e encerradas em si
com a proibição das escadas
e a memória da impossibilidade
o silêncio desta terra
é sustentado por um vulgar vazio
de olhos escuros e já pouca saliva
cuida da separação dos ossos
e do sentido compreendido do branco
o silêncio desta terra
é translúcido e existe, cumpre-se
em delongadas conversas inócuas
traz com ele a perda e as faltas
sinistras e frágeis emoções
o silêncio desta terra
será cortado em todos os vértices
que na imensidão das vestes
ligam as vozes de semi-acordados esqueletos
e dessa maravilhosa discórdia do silêncio.

rejubilem ó senhoriais do mundo
que o vosso silêncio terá um fim célere
porque na posse do seu verdadeiro íntimo
o homem há-de acordar e vós
um a um cairão por terra, em estrondo.




nuno travanca




20 março 2014

luis amorim de sousa / bathroom scene



a minha ausência
deu-te a medida inteira
desse gesto
que uma frincha traiu

do outro lado as têmporas
e a boca
ó mítico pecado
alumbramento meu

desapareces breve
num pranto de torneiras
e voltas arqueada para me dar

a surpresa redonda
dum seio que me cega

cumprido o sacrifício
o sol entrou no mar

  

luis amorim de sousa
signo da balança
1968




19 março 2014

e e cummings / em tempo de narcisos(que sabem


[xviii]

em tempo de narcisos(que sabem
o sentido da vida é crescer)
esquecendo porquê,recorda como

em tempo de lilases que proclamam
o desígnio da vigília é sonhar,
recorda assim(esquecendo parece)

em tempo de rosas(que assombram
o nosso agora e aqui com o paraíso)
esquecendo se, recorda sim

em tempo de todas as doçuras para além
do que quer que a mente possa entender,
recorda busca(esquecendo acha)

e num mistério a haver
(quando o tempo do tempo nos livrar)
esquecendo-me, recorda-me



e.e. cummings
livrodepoemas
trad. cecília rego pinheiro
assírio & alvim
1999




18 março 2014

jorge de sena / pouco a pouco



Pouco a pouco me esqueço, e não sei nada.
Assim será a morte, e o que da morte
é sono e dor aguda que me crispa plácido
em sonhos dissolvidos sem anseio ou mágoa.

Este ficar de longe, num cansaço;
o ouvir das vozes como outrora infância;
o estar-se imóvel mais, e devagar
perder, um após outro, o gosto a um gesto

mesmo pensado nesta horizontal
que alastra entre o passado e coisa alguma.
Este não ter senão a solidão
como silêncio e treva finalmente aceites.

A vida tão vivida e desejada,
o ser como o fazer, o sexo em tudo visto,
as coisas e as palavras possuídas,
tudo se não dissolve mas se afasta
alheio e sem saudade. Nem repouso
ou calmo abjurar da fúria amarga.
Apenas não sei nada, não recordo nada,
já nada quero, e aos outros deixo tudo.



jorge de sena
peregrinatio ad loca infecta:
70 poemas... com um epílogo altamente filosófico...
portugália
1969




17 março 2014

luiza neto jorge / o poema ensina a cair



O poema ensina a cair
sobre os vários solos
desde perder o chão repentino sob os pés
como se perde os sentidos numa
queda de amor, ao encontro
do cabo onde a terra abate e
a fecunda ausência excede

até à queda vinda
da lenta volúpia de cair
quando a face atinge o solo
numa curva delfada subtil
uma vénia a ninguém de especial
ou especialmente a nós uma homenagem
póstuma.




luiza neto jorge