16 maio 2020

fernando pinto do amaral / fuga


Não há para o que resta deste mundo
nenhum jardim. O mais distante
paraíso
ficou para trás, cavaleiro
fugindo entre montanhas. Tantas vezes
eu fui a sua sombra, o seu mortal
refúgio.

«Una storia sanguinosa.»
Janela por onde olharemos
a nossa própria história, uma pequena
nuvem de fumo, as últimas conversas
de alguns adolescentes. Deixai-me seguir
os seus passos, transpor essa porta
tão estreita.

Quase todas as noites desejam
entrar aqui. Não saberemos nunca
esgotar a sua dor, os lugares mais perigosos
da vida. Tanto faz
ganharmos ou perdermos – eu só queria
dizer como o teu rosto nesse instante
trazia de outro céu a luz nos olhos.




fernando pinto do amaral
amor hereos
poesia reunida 1990-2000
dom quixote
2000






1 comentário:

Ajuda-me a ver e a ler disse...

Bom dia. Há anos que sigo este seu blog. Há anos tive um blog "Fel de Cão" que, penso que chegou a "espreitar". Nos últimos tempos tenho outro blog que penso que gostará de dar uma olhada. Todas as fotos de capas que têm o me nome "Joaquim Gama Marques" são livros que constam da minha biblioteca pessoal. Procuro, sempre publicar os poemas no original e com as melhores traduções. O blog é "ajudameaverealer.blogspot.com". Espero que goste. Eu adoro o seu e o cuidado com o respeito que tem pelo que publica.