21 janeiro 2018

ricardo reis / breve o inverno virá com sua branca




Breve o inverno virá com sua branca
        Nudez vestir os campos.
As lareiras serão as nossas pátrias
        E os contos que contarmos
Assentados ao pé do seu calor
        Valerão as canções
Com que outrora entre as verdes ervas rijas
        Dizíamos ao sol
O ave ataque vale triste e alegre,
        Solenes e carpindo.
Por ora o outono está connosco ainda.
        Se ele nos não agrada
A memória do estio cotejemos
        Com a esperança hiemal.
E entre essas dádivas memoradas
        Como um rio passemos.

17-7-1914



poemas de ricardo reis
fernando pessoa
imprensa nacional-casa da moeda
1994




20 janeiro 2018

miguel curado / primordial mente



Disseste que me davas o céu rasgado, desfeito até só sobrarem estrelas filhas da explosão primordial,...
A manhã rompia com uma gélida sensação de falhanço,
Ao longe pequenos pontos de conformismo caminhavam irregularmente para qualquer coisa igual a ontem,
E sem fim descrito em parte nenhuma,...

Conversámos até o planeta parar,
Ouvia a criação presa ao invisível á espera que tudo fosse normal em sangue novamente,...

Só que das flores veio o poema,
Só se me desses o luar poderia haver vida desenhada num novo entardecer,

Até lá criámos o desnorte controlado pelo som dos oceanos











19 janeiro 2018

antonio martín / … e de repente o apátrida conhece



1.

… E de repente o apátrida conhece
o dialecto pouco fluido do gato,
esse timbre anónimo
para uma língua de anjo ou de sereia.

Segundo Alighieri, aos animais,
além da prosódia, falta-lhes gramática;
de modo que uma só carícia
fareja a loucura inocente da dor.



antonio martín
poesia espanhola, anos 90
trad. joaquim manuel magalhães
relógio d´água
2000




18 janeiro 2018

fernando echevarría / o vinho acaba por encostar-se ao sono




O vinho acaba por encostar-se ao sono.
E, uma vez aí chegado, brilha.
Com toda a linha de encosto
a dar sobre a falésia anoitecida.
O vinho deixa a escuridão do mosto
por um almude de escuridão antiga.
E vai, depois, equilibrar o bojo
do casco. De onde o rubro fundo tira
o brilho incorruptível que leva para o sono
e canta nas falésias da vigília.



fernando echevarría 
geórgicas
afrontamento
1998





17 janeiro 2018

tiago fabris rendelli /claridade





vim pelo tempo estreito e curto
de alguma pátria antiga
de bocas sempre atadas.

te reconheço
pelos teus presépios e insultos
por teu remanso de águas repassadas.

mas o meu dia não está em ti.
está na multidão de esquinas e vozes abafadas
nas praças onde dormem os párias
nas margaridas regadas de lesmas
está no rancor da terra, tecendo
a morte sobre o pó incandescente.

cada instante aqui é um continente em chamas
(fogo tênue de corpos estendidos)
não me custa atravessar esse crepúsculo:
o outro lado mora em mim.

te reconheço
quando teus olhos de horizonte me transpiram medo.




tiago fabris rendelli
& wladimir vaz
terra seca
editora urutau
2017





16 janeiro 2018

e e cummings / xix poemas



[v]

a minha velha querida etcetera
tia lúcia durante a última

guerra podia e o que
é mais disse-te precisamente
pelo que toda a gente estava

a lutar,
minha irmã

isabel produziu centenas
(e
centenas) de peúgas para não
mencionar camisas gorros à prova de pulga

etcetera meias-luvas etcetera, minha
mãe esperava que

eu morresse etcetera
corajosamente é claro meu pai costumava
enrouquecer ao falar de como era
um privilégio e se ao menos ele
pudesse entretanto eu

mesmo etcetera jazia tranquilamente
na lama funda et

cetera
(sonhando,
et
    cetera, com
Teu sorriso
olhos joelhos e tua Etcetera)




e. e. cummings
xix poemas
trad. jorge fazenda lourenço
assírio & alvim
1998








15 janeiro 2018

bob dylan / confia em ti



Confia em ti
Confia em ti para fazer as coisas que só tu é que sabes
Confia em ti
Confia em ti para fazeres o que está certo e não seres criticada
Não confies em mim para te mostrar a beleza
Quando a beleza só se pode volver em ferrugem
Se precisas de alguém em quem confiar, confia em ti

Confia em ti
Confia em ti para saber o caminho que no fim se revelará o verdadeiro
Confia em ti
Confia em ti para encontrar a via onde não há se nem quando
Não confies em mim para te mostrar a verdade
Quando a verdade pode não passar de cinza e pó
Se queres alguém em quem confiar, confia em ti

Bem, estás por tua conta, sempre estiveste
Numa terra de lobos e ladrões
Não deposites a tua esperança num homem ímpio
Nem sejas escrava daquilo em que os outros acreditam

Confia em ti
E não ficarás desapontada quando gente vã te desiludir
Confia em ti
E não procures respostas onde não se encontram respostas
Não confies em mim para te mostrar o amor
Quando o meu amor pode não passar de luxúria
Se queres alguém em quem confiar, confia em ti



bob dylan
canções 1962-2001
volume 2 (1974-2001)
empire burlesque
trad. angelina barbosa e pedro serrano
relógio d´água
2008






14 janeiro 2018

antónio reis / poemas quotidianos



29.

Na mágoa dos dias
amor
nasce-te uma ruga

mesmo de alegria




antónio reis
poemas quotidianos
tinta da china
2017








13 janeiro 2018

antónio quadros ferro / a propósito



Não sabes ainda, poeta
que o poema empurra com a espada
que o poema empurra com a barriga?

É aragem a escuridão que sopras
e sonho o que na vertigem bocejas cansado
a poesia que empurras e empurras.

Quem nos dera, não era? Um poema
do repouso que varresse sem sangue
todas as misérias do horizonte
como folhas verdes as palavras.

Mas num qualquer outro instante este cortejo
também será esquecido, 65 vezes esquecido
segundo um determinado consenso.

Pois (porém) vamos juntos,
sim, amorosos do martírio dos outros,
são assim os poetas, talvez, empurrados.
Mas para onde e em nome de quem?



antónio quadros ferro
voo rasante
antologia de poesia contemporânea
mariposa azual
2015





12 janeiro 2018

wislawa szymborska / alguns gostam de poesia



Alguns –
quer dizer que nem todos.
Nem sequer a maior parte mas sim uma minoria.
Não contando as escola onde se tem que,
e quanto a poetas,
dessas pessoas, em mil haverá duas.

Gostam –
mas gosta-se também de sopa de esparguete,
dos galanteios e da cor azul,
do velho cachecol,
brindar à nossa gente,
fazer festas ao cão.

De poesia –
mas que é isso a poesia?
Muitas e vacilantes respostas
Já foram dadas à questão.
Por mim não sei e insisto que não sei
e esta insistência é corrimão que me salva.


wislawa szymborska
paisagem com grão de areia
trad. júlio sousa gomes
relógio d’água
1998







11 janeiro 2018

joaquim manuel magalhães / sunlight in a cafetaria



Abria o guarda-fatos e tirava
o casaco mais velho e as piores
calças de veludo cor de sombra.
Ia ter contigo. Só o perfume

fazia pressentir o coração,
essa frágil ideia que batia
quando me sentava no café
muito antes da hora combinada.

As mãos quietas, o rosto debruçado
para o vidro sujo de tabacos
donde ao longe havias de chegar.

O chão coberto duma luz magoada,
de papéis amassados, cinzas
que teus pés vinham a calcar.



joaquim manuel magalhães
uma exposição
consequência do lugar
relógio d´água
2001





10 janeiro 2018

roland barthes / a conversa



1.
A linguagem é uma pele: esfrego a minha linguagem contra o outro. É como se tivesse palavras de dedos ou dedos na extremidade das minhas palavras. A minha linguagem treme de desejo. A emoção resulta de um duplo contacto: por um lado, toda uma actividade de discurso vem acentuar discretamente, indirectamente, um significado único, que é «eu desejo-te», e liberta-o, alimenta-o, ramifica-o, fá-lo explodir (a linguagem tem prazer em tocar-se a si própria); por outro lado, envolvo o outro nas minhas palavras, acaricio-o, toco-lhe, mantenho esse contacto, esgoto-me ao fazer durar o comentário ao qual submeto a relação.

(Falar apaixonadamente é gastar sem termo, sem crise; é manter uma relação sem orgasmo. Existe talvez uma forma literária para este coitus reservatus: é a afectação.)



roland barthes
fragmentos de um discurso amoroso
trad. isabel pascoal
edições 70
2017








09 janeiro 2018

ana marques gastão / não há lugar para mim



Não há lugar para mim
neste país de Inverno.
As mães cegaram em seus ventres
e cada homem abandona
a juventude na cidade ácida.

Tínhamos o movimento da Terra
e eu compreendia as coisas
como se absorve a luz com os olhos.
Existiam as tuas mãos.


de Terra sem Mãe





ana marques gastão
anos  90 e agora
uma antologia da nova poesia portuguesa
quasi
2001