04 abril 2012

sophia de mello breyner andresen / espero






Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.




sophia de mello b. andresen
obra poética I
caminho
1999


  

03 abril 2012

armando silva carvalho / lamento do divino amante ao seu membro triste



  

Entrou no que se chama os domínios de Deus
Sem ser seu hóspede,
Sem ser sequer o grão de pó que se infiltra na mente
Em exaltação desértica.

Sem a penugem que dizem ser dos anjos
A aflorar-lhe
A lâmina dos seus lábios de insecto.

Ouvira os recitais compassivos das mulheres domésticas,
A prédica acabrunhada dos teólogos,
Não se negara nunca à beleza dos girassóis indefesos
Nos seus campos de indústria e mística.

Entrou nos recintos de Deus
Um pouco desabrigado mas de unhas limpas
E de peito aberto ao que viesse.
De Deus, porque assim lhe disseram os amigos,
Pois não eram só as sobras do silêncio,
O chão tão devoluto, o trabalho arrumado a um canto.

Era a sua cabeça em cima duma tábua
A sua vida ao lado,
Um pequeno embrulho indefinido
A marcar presença nesses labirintos avessos
Aos francos, directos, respiradouros
Da morte.

Algumas destas coisas que falamos podem ser eternas,
Dizem-lhe os autores,
A própria flor aberta pela mão do soi
Enaltece-lhe a vista.

Agora, parado, nesses aposentos de estátuas,
Ideias e falas sumptuosas, de crises roedoras como animais iníquos
Que se alimentam do medo,
O amoroso pasma, sente o peso dos tempos,
E reza o que lhe resta de sexo, espesso,
Com a solitária mão, mecânica,
Fechada.





armando da silva carvalho
relâmpago nr. 27
outubro
2010




02 abril 2012

pedro silva sena / a rua





1

está sentada
um esgar de dentes
pele de leopardo
o casaco
escuros os tons
da saia e da camisola
a boina de malha larga roxa aos pés
arreganhada

queixo assente na palma da mão clara
cotovelo fincado sobre o joelho
olhos olhando como bolas de bilhar rolando
quieta como um peixe em um aquário

apetece-lhe apertar o nariz às senhoras
puxar pelas gravatas
furar os pneus dos táxis
assustar as franzinas

adivinha palavras nas letras cruzadas
sentada pelas soleiras pisadas
quieta como um peixe em um aquário
olhos olhando como bolas de bilhar rolando




3

Eu durmo à beira do céu
Sobre as pedras

Há muito tempo que nada me pertence

— Talvez a água

Quando corre por mim abaixo

Quando me brilha nos olhos


Talvez as folhas das árvores

Quando as aliso nas mãos

Quando tu chegas



Talvez a carne pendurada nos ossos

Quando brinco com ela


Talvez o chão

a pequena porção dele sob os meus passos


Talvez a sombra

antes de voar






pedro silva sena
di Versos
poesia e tradução nr. 15
junho de 2009






01 abril 2012

franco loi / oh, quanta gente que, morta por aí,





Oh, quanta gente que, morta por aí,
passou por ela a história sem a ver,
sem ver o frio de esperança generosa
de que a minha própria sombra seja maior que ela,
oh, quanta gente que, morta por aí,
parece à espera e já não espera mais;
e passa o ar e afasta-se para longe,
lá onde se imagina estar a vida
que se esconde, mas que regressará.





franco loi
memória
colecção poetas em mateus
trad. rosa alice branco
quetzal
1993




31 março 2012

susete fetal / juiz de mim

  



A cada segundo que passa,
se alastra a base de dados
dos perpétuos processos no tribunal,
aguardando a Justiça,
esse presunçoso ideal.
Rectifico as estrofes infinitas
das Leis iníquas
do meu código pessoal.
Cada ser humano em que reparo,
peça permutável no puzzle:
réu, testemunha, inocente, condenado...
Destrinço cada insignificante artigo
num rol de inúteis argumentos,
emaranhado de razão e sentimentos.
Ignoro os ocultos perigos
nas letras pequeninas dos contratos.
Aprovo pactos com o inimigo
e, destroçada pelo remorso,
interpelo recurso
na ilusão de sepultar os meus actos.
Acuso, ao acaso, inocentes.
Absolvo, cúmplice, cadastrados
que dão sorrisos como presentes
a um coração tão pouco imparcial...
O Bem e o Mal,
alegadamente, os actores principais,
faces da mesma moeda
cunhada em acordos banais.
Assino veredictos freneticamente,
numa corrida contra o tempo galopante,
para que a consciência sentida
não me acuse, involuntariamente,
de deixar prescrever a minha vida!...





susete fetal
oficina de poesia
nr. 1 série II
junho de 2002
coimbra

30 março 2012

sylvia plath / três mulheres





(…)

Quem é ele, este rapaz azul e furibundo,
Brilhante e estranho, como se tivesse sido arremessado de
     uma estrela?
Tem um ar tão zangado!
Voou pelo quarto adentro, com um berro no calcanhar.
O azul empalidece. Afinal é humano.
Um lotus escarlate abre-se na sua poça de sangue.
Estão a coser-me com seda, como se eu fosse um pedaço
     de pano.

O que fizeram os meus dedos antes de o erguer?
O que fez o meu coração ao seu amor?
Nunca vi nada tão claro
As suas pálpebras são como a flor de lilás
E suave como mariposa a sua respiração.
Não o abandonarei.
Não há ambição ou maldade nele. Que assim possa
     permanecer.

(…)





sylvia plath
três mulheres
poema a três vozes
trad. ana gabriela macedo
relógio d´água
2004


  

29 março 2012

28 março 2012

rui miguel ribeiro / o silêncio





A morte dos sonhos e a solidão
são medidas e pesadas como todas
as minhas excreções, de 8 em 8 horas.
Neste breve parêntesis de químicos
entre a febre e as carências
que amparam o pensamento
cai sobre o dia uma luz sem ruído,
sem outro objectivo que o silêncio,
esse mapa de futuro isento da morte,
que me faz contemplar ─ Hoje começou a primavera.





rui miguel ribeiro
resumo
a poesia em 2009
assírio & alvim
2010




27 março 2012

jorge roque / este choro que arranha e lava




1
Tirava os quadros da parede. Voltava a pendura-los. Olhava. Mas quem lhe diz que visse. Repetia a mesma faixa do disco. Escutava. Mas quem lhe diz que ouvisse. Queria chegar a uma conclusão, isto podemos afirmar sem dúvida. Mas quem lhe diz que houvese. E quem lhe diz que fizesse diferença haver ou não haver. E quem lhe diz que todo o caminho não fosse exactamente não chegar. Ninguém lhe diz. De facto, ninguém lhe diz.

2
Era assim que agora saiam as palavras. Como pedras das mãos espantadas. Como gritos, como facas subitamente desferidas contra a página onde se calavam. Longe ia o tempo dos ofícios desesperados. Longe ia o tempo também das crenças iluminadas. As palavras, essas que sem querer continuava a escrever, já não sabia procura-las, chamar por elas, vagarosamente prendê-las no seu redil. E era sem que o esperasse mais feliz assim. Lábios com a forma da sua boca fechada.

3
Toda a vida tentara entender a vida, vivê-la como ideia que pudesse pensar. Só agora percebia que a vida era outra realidade. Uma brisa inesperada na face. Uma areia encravada sob a pálpebra. Nada que alguma vez tivesse pensado. Esta lágrima. Este choro que arranha e lava.





jorge roque
telhados de vidro nr. 12
averno
maio 2009




26 março 2012

william carlos williams / soneto em busca de um autor





Os corpos nus como troncos sem casca
exalam às vezes um odor tão
doce, homem e mulher

debaixo das árvores loucamente
em harmonia com o tapete de

aromáticas folhas de pinheiro
bordadas com videira virgem
disso poderia fazer-se um soneto

Disso poderia fazer-se um soneto! louco odor
odor de agulhas de pinheiro, odor de
troncos sem casca, somente odor
de videira virgem que

não sem odor, odor de mulher nua
por vezes, odor de homem





william carlos williams
antologia breve
tradução josé agostinho baptista
assírio & alvim
1993



24 março 2012

samuel beckett / rondel





pela praia fora
ao final do dia
só som de passos
longo som só
que inesperado fica
som nenhum depois
pela praia fora
longo som nenhum
que inesperado parte
só som de passos
longo som só
pela praia fora
ao final do dia

1976




samuel beckett
relâmpago” nr.13
trad. manuel portela
10/2003




23 março 2012

paulo teixeira / auto-de-fé

  


Quando o amor é como os papéis velhos
e anseia por mais arte que a do poema
o coração é o forno onde ardem palavras.

                    *

Nesse dia  elas foram, amarradas com barbante,
viúvas precipitando-se dentro da pira.
Fiquei a vê-las abrirem-se como pétalas
para  logo definharem a meus olhos
numa florescência não cumprida.
O seu frémito era ainda uma ânsia minha.

Remexi as cinzas, agitei o ar com as mãos.
Vi como um poema se mostra servil ante o fogo.
E pensei: ardessem também os meus dedos!
Para que o poema não deixe crias ao morrer
e não mais confira o direito à vida
do que nele vai escrito.

                    *

Porque o amor é a arte que fica além do poema,
no dia em que não escrever mais poemas
sei que o amor resgatará o meu corpo da chama.





paulo teixeira
autobiografia cautelar
gótica
2001




22 março 2012

mendes de carvalho / psicose






Não vou sair daqui.
Nada de obrigações.
Hoje sou clandestino,
sou evadido das horas
e  dos caminhos de tudo.


Levantei-me cedo
para ver nascer
e morrer o sol
no fundo do horizonte.


Música no violino do velho
(que é realmente cego, por acaso).

Hoje não tenho pressa para nada
desta vida  ou sequer da outra.
Vou deixar de olhar para o relógio
(de resto anda sempre por acertar)
e vou perder todos os comboios
certos ou mesmo atrasados.
Vou ficar aqui a apanhar
este solzinho de Outono acolhedor.

Tombam folhas da música do violino.

Passam pessoas apressadas
a cruzar em todos os sentidos,
com direcções únicas e certas
ou erradas (nada tenho com isso).
Passam operários sujos, costureiras,
corretores de bolsa, directores,
senhores obesos de automóvel,
senhoras muito bem vestidas,
senhoras muito bem senhoras,
marçanos, vendedores de jornais,
pessoas honestas, pessoas traidoras
(nada têm que dar-me conta dos seus actos),

          pessoas pessoas pessoas
          numa parada de gestos,
          numa parada de fatos,
          numa parada de sentimentos,
          numa parada de verdades,
          numa parada de mentiras,
          numa parada de sonhos,
          numa parada de certezas,

para o grande espectáculo do teatro quotidiano
com artistas certos nos seus verdadeiros papéis
certos ou errados — isso é lá com eles
(hoje fechei o coração ao sentimentalismo).


Música agitada no violino do velho
Hoje não! nem sequer o almoço.
Que o ponham na mesa e fiquem à espera
da minha presença física.
Que telefonem para a polícia,
para os hospitais, para a Morgue
a perguntar por mim.
(Nunca ninguém perguntou por mim,
excepto eu, já se vê).
Que dêem todos os meus sinais
(nunca serão completos — serão mesmo falsos,
posso garantir.
Além disso não trago a gravata branca.
Deitei-a fora e abri o colarinho.
não me podem descobrir pela coleira).


Todos vão para suas casas:
costureiras, operários,
colegiais, professores,
empregados, marçanos,
«manicures», polícias, toda a gente
                                         toda a gente
                                         toda a gente
                                         — e até os cães vadios
No doce regresso ao lar.

Música de família no violino do velho.

Saem e entram a barra grandes navios.
Cai a noite e vêm vultos.
E eu uma sombra
identificada com a noite sem lua.

Não irei sequer bater à porta dela
(por que hei-de  ser sempre eu a ir ter com ela?).
Que se pinte, solte os cabelos,
vista o «robe de chambre» cor de rosa,
transparente, decotado e sensual.
Ponha no corpo esbelto e moreno
perfumes de estranhos orientes
e aguarde que eu chegue amante
e desespere e chore, se quiser.
Hoje fico indiferente à sua carne.

Música de amor no violino do velho.

Não! ainda não vou para casa.
Vou assistir agora a um grande espectáculo
de sombras do outro mundo,
ao grande espectáculo sem encenação.
Há-de passar Rogogine
com Natacha Fílipovna morta nos seus braços.
Há-de passar Nero com incêndios nos olhos,
Otelo louco de vingança,
Hamlet declamando uma única frase:
                        «To be or not to be»,
Ofélia cantando e morrendo flor,
Fernando Pessoa lendo em voz sonolenta
os seus «Thirty five sonnets»,
Sá-Carneiro na sua última casaca,
Voltaire em sinistras gargalhadas,
Fausto montado numa vassoura de 2 cornos,
D. Quixote correndo atrás dos moinhos de vento,
Cleópatra com uma víbora nos seios,
Edgar Pöe e um corvo sinistro,
Byron de braço dado em 1800
com a linda Margaret Parker,
Algernon Swinburne todo vestido de fogo,
Lorca entre «la guardia civil»,
Beethoven cheio de música nos cabelos,
Castro Alves e uma multidão de escravos,
Dante seguindo Beatrice entre nuvens.
Hão-de passar todos os grandes amorosos,
todos os grandes aventureiros,
todos os grandes loucos
para a grande peça trágico-cómico-dramática,
vestidos de todas as cores,
falando todas as línguas,
tocando todas as músicas
─ numa  confusão de loucura.


Música triste e alegre,
lenta e vertiginosa no violino do velho.


E depois, oh! depois, sim!
levantar-me-ei daqui.
Irei bater a todas as portas,
chamarei toda a gente para a rua
(ninguém ficará na cama:
nem velhos, nem coxos, nem cegos.
Ninguém!)
e farei as apresentações na língua de Rimbaud:
Monsieur Castro — Monsieur Goethe.
Monsieur Silva —  Monsieur Dostojevski.
Comment? Vous ne vous comprenez pas?
Par1ez fort, plus fort! Críez! Criez!

Ah! hei-de místurá-Ios todos, todos, todos
— numa confusão diabólica.
Chamarei todos os velhos dos violinos
para o estranho concerto sem partitura.

E depois, oh! depois, sim!
vou para casa e vou pôr-me à janela
para anunciar o primeiro e o último espectáculo
da peça sem autor,
o grande espectáculo das marionettes humanas.

E haverá música
                 músíca
                 músíca
                 música
no violino do tempo.


Quebrarei a ampulheta do tempo!




mendes de carvalho
satírica
circulo de leitores
1974