29 março 2024

joaquín o. gianuzzi / por alguma razão

 



 

 
Comprei café, cigarros, fósforos.
Fumei, bebi
e fiel à minha retórica pessoal
estendi os pés sobre a mesa.
Cinquenta anos e uma convicção de condenado.
Fracassei como quase toda a gente de mansinho;
num bocejo, ao cair da noite, murmurei as minhas decepções,
antes de ir para a cama cuspo na minha sombra.
Esta foi a única resposta que pude oferecer a um mundo
que esperava de mim um estilo que provavelmente não me
correspondia.
Ou talvez fosse outro o motivo. É possível
que tivessem para mim um projecto diferente
em alguma provável lotaria
e o meu número não tenha saído.
É possível que ninguém encontre um destino meramente
                                                                                         privado.
É possível que a vaga da história o encontre por um e por todos.
Resta-me isto.
Um pedaço de vida que me cansou de antemão,
um poema deixado a meio do caminho
em direcção a uma conclusão desconhecida;
um resto de café na chávena
que por alguma razão
nunca me atrevi a investigar a fundo.
 
 
 
joaquín o. gianuzzi
por alguma razão
antologia de poesia argentina
selecção e tradução de hugo miguel santos
contracapa
2024





Sem comentários: