16 julho 2023

mário de sá-carneiro / esta inconstância de mim próprio

 



 
Esta inconstância de mim próprio em vibração
É que me há-de transpor às zonas intermédias,
E seguirei entre cristais de inquietação,
A retinir, a ondular… Soltas as rédeas,
Meus sonhos, leões de fogo e pasmo domados a tirar
A torre de oiro que era o carro da minha Alma,
Transviarão pelo deserto, moribundos de Luar –
E eu só me lembrarei num baloiçar de palma…
Nos oásis depois hão-de se abismar gumes,
A atmosfera há-de ser outra, noutros planos;
As rãs hão-de coaxar-me em roucos tons humanos
Vomitando a minha carne que comeram entre estrumes…
 
 
 
mário de sá-carneiro
edoi lelia doura
antologia das vozes comunicantes da
poesia moderna portuguesa
organizada por Herberto helder
assírio & alvim
1985
 




Sem comentários: