04 setembro 2016

herberto helder / tríptico



     II

     Não sei como dizer-te que minha voz te procura
     e a atenção começa a florir, quando sucede a noite
     esplêndida e vasta.
     Não sei o que dizer, quando longamente teus pulsos
     se enchem de um brilho precioso
     e estremeces como um pensamento chegado. Quando,
     iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado
     pelo pressentir de um tempo distante,
     e na terra crescida os homens entoam a vindima
     — eu não sei como dizer-te que cem ideias,
     dentro de mim, te procuram.


     Quando as folhas da melancolia arrefecem com astros
     ao lado do espaço
     e o coração é uma semente inventada
     em seu escuro fundo e em seu turbilhão de um dia,
     tu arrebatas os caminhos da minha solidão
     como se toda a casa ardesse pousada na noite.
     — E então não sei o que dizer
     junto à taça de pedra do teu tão jovem silêncio.
     Quando as crianças acordam nas luas espantadas
     que às vezes se despenham no meio do tempo
     — não sei como dizer-te que a pureza,
     dentro de mim, te procura.


     Durante a primavera inteira aprendo
     os trevos, a água sobrenatural, o leve e abstracto
     correr do espaço —
     e penso que vou dizer algo cheio de razão,
     mas quando a sombra cai da curva sôfrega
     dos meus lábios, sinto que me faltam
     um girassol, uma pedra, uma ave — qualquer
     coisa extraordinária.
     Porque não sei como dizer-te sem milagres
     que dentro de mim é o sol, o fruto,
     a criança, a água, o deus, o leite, a mãe,
     o amor,


     que te procuram.


herberto helder
poesia toda
assírio & alvim
1996



2 comentários:

Regina Figueiredo disse...

Muito bonito.

Unknown disse...

Extraordinariamente maravilhoso!!!